Beterraba - Beta vulgaris

Informações:
É uma planta de raiz carnuda e grossa, da família das Quenopodiáceas. 

Dela se extrai um açúcar idêntico ao da cana. 

Existe uma grande variedade de tipos de beterraba, sendo que as principais são as de raiz roxa e a de raiz amarela. 

É muito nutritiva. 

Pode ser usada de muitas maneiras, mas preferencialmente crua, de modo que suas propriedades nutritivas sejam maiores.

Uso Medicional:
Febre, reumatismo, pedras na bexiga, desarranjos do fígado, artrite, anemia. 

É boa para as glândulas de secreção interna e para os tecidos cerebrais, é calmante, diurética, laxante e calmante.

Composição Química 100grs:
Calorias50
Água87,1 g
Carboidratos9,0 g
Proteínas3,0 g
Gorduras0,1 g
Sais Minerais0,8 g
Vitamina A40 UI
Vitamina B150,0 mcg
Vitamina B250,0 mcg
Vitamina B50,38 mg
Vitamina C35,2 mg
Fósforo37,0 mg
Ferro3,0 mg
Cálcio24,0 mg
Potássio353,0 mg
Sódio93,0 mg
Manganês0,5 mg
Zinco5,8 mg

Entre os benefícios que o consumo de beterraba pode trazer à saúde, podemos destacar:
- Ajuda no controle da pressão arterial: Um recente estudo feito pela Associação Americana de Hipertensão analisou homens e mulheres com pressão arterial sistólica entre 140 a 159mm Hg, que não tomavam medicação para pressão arterial e sem complicações médicas. Eles ingeriram diariamente um copo de suco da raiz, com uma pequena quantidade de nitrato (substância encontrada na beterraba) e tiveram sua pressão monitorada por 24hs. Segundo a pesquisa os participantes apresentaram uma redução da pressão arterial.
- Fortalece o sistema imunológico: a beterraba é rica em betacaroteno, vitaminas do complexo B e vitamina C, que ativam o sistema imunológico e aumentam o número de células que combatem as infecções.
- Melhora os sintomas da TPM: um estudo recente sugere que o consumo de alimentos de origem vegetal ricos em ferro sejam aliados para o controle dos sintomas da TPM, e a beterraba é um deles. Uma das possíveis explicações, é que o ferro aumenta os níveis de serotonina no cérebro, ajudando a regular o humor, inibindo alguns distúrbios psicológicos da TPM como a depressão.
- Combate o envelhecimento precoce: devido a uma substância chamada betalaína, que é um ótimo antioxidante, o consumo de beterraba auxilia no combate aos radicais livres, agindo contra o envelhecimento das células e reduzindo o risco de alguns tipos de câncer.
Mas a melhor maneira de consumir a beterraba é crua, pois durante o cozimento a betalaína é perdida.
- Auxilia no emagrecimento: a beterraba tem poucas calorias, aproximadamente 44 calorias em 100 gramas. E é rica em fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e aumentam a sensação de saciedade.
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a beterraba não precisa ser excluída da alimentação de diabéticos, apesar de ser fonte de açúcar. Ela deve fazer parte de uma alimentação saudável, porque é rica em fibras que auxiliam no controle glicêmico.

Sem comentários:

Enviar um comentário